O Programa de Educação Ambiental e sustentabilidade 2024/2025 é promovido pela EMAS de Beja, com uma variada oferta educativa. A EMAS de Beja no presente ano letivo dará continuidade ao projeto, em parceria com a Câmara Municipal de Beja, “A Liga do Ambiente”, mas continuará a apostar nos projetos de continuidade, como os “Heróis da Água” e o “Palacete da Água”.
As atividades preparadas visam promover a literacia ambiental dos alunos do concelho de Beja, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário.
A Tour “Liga do Ambiente” é uma iniciativa integrada no Projeto “Beja Sustentabilidade Global”, do Município de Beja, dinamizada no âmbito da responsabilidade corporativa pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, atendendo à experiência comprovada ao nível da educação e sensibilização ambiental.
No presente ano letivo 2024/2025, a iniciativa terá a III edição da tour “Liga do Ambiente” nas escolas do concelho de Beja para o 2º, 3º ciclo e ensino secundário, e terá lugar a II edição do projeto para o pré-escolar e 1º ciclo das freguesias rurais do concelho de Beja.
A iniciativa pretende envolver numa liga amistosa a comunidade escolar do concelho de Beja e das freguesias rurais, onde a escola premiada receberá uma instalação artística que visa promover a sustentabilidade ambiental.
Para o efeito, o Centro de Ciência da Água de Beja, irá percorrer as escolas do concelho de Beja, e será o palco para a dinamização da iniciativa, que consiste numa liga, em que os alunos e escolas demonstram todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos, sobre as temáticas ambientais, através de um “Quiz digital”, adiante denominado: “Liga do Ambiente”.
A EMAS de Beja, volta a integrar o projeto Interrail do Conhecimento, promovido pelo programa Beja Educa da Câmara Municipal de Beja, com o Palacete da Água.
O Palacete da Água é dirigido aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, onde permite que os alunos, de uma forma lúdica, efetuem uma viagem na história da gestão de água no concelho, para conhecerem o passado e assim ganhar alicerces para projetar o futuro. Durante esta viagem os alunos terão oportunidade de aprender através de experiências, onde a aposta e na promoção de comportamentos sustentáveis no uso da água.
As sessões decorrem na sede da EMAS de Beja, com a duração de 1H, são gratuitas mas de inscrição obrigatória.
Beja, sustentabilidade global é um projeto que pretende promover ações na área do ambiente, por parte do município de Beja, empresas municipais e intermunicipais, centros de investigação, num trabalho conjunto e de proximidade.
Alavancando parcerias de elevado valor acrescentado, envolvendo toda a comunidade nos processos de transformação para adotar as melhores práticas e soluções inovadoras, que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais.
Acompanhe o projecto nas redes sociais.
O projeto "Centro de Ciência da Água" (CCA) resulta de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Beja e a APA - Agência Portuguesa do Ambiente (entidade que financia o projeto) em linha com os objetivos e políticas de sustentabilidade do Fundo Ambiental.
A EMAS de Beja, na qualidade de entidade gestora dos serviços municipais de abastecimento público de água no concelho de Beja, ficará com a responsabilidade de execução e desenvolvimento do projeto.
Num território extremamente afetado pelas alterações climáticas, que entre outros originam períodos de seca extrema, torna-se crucial alavancar os temas da sustentabilidade e da consciencialização ambiental. É neste quadro da sustentabilidade ambiental associada à inovação, que surge o Centro de Ciência da Água.
O CCA nasce da necessidade de transformar hábitos e comportamentos face às questões ambientais, em especial na promoção do uso eficiente da água e na defesa dos recursos hídricos, assumindo a existência de um novo paradigma: A economia circular. Assim tornou-se fundamental, ter um espaço moderno e multifacetado, que é movel, que dê resposta a diferentes atividades de sensibilização ambiental, adaptáveis a todos os públicos e que simultaneamente esteja dotado de equipamentos tecnológicos que contribuam para o combate às perdas de água. As principais apostas do projeto são: (1) nas áreas da sensibilização ambiental; (2) e no combate às perdas de água.
Ter um projeto desta envergadura no concelho de Beja é de extrema importância e de enorme responsabilidade, pois permitirá contribuir para os compromissos e objetivos nacionais e internacionais no âmbito do desenvolvimento sustentável.
O CCA virá contribuir para dar continuidade ao trabalho até agora realizado pela EMAS de Beja na área da Educação Ambiental, através do projeto Heróis da Água e contribuir para que se continue a obter bons resultados na redução da Água não faturada e na eficiência da gestão de redes.
O Centro de Ciência da Água de Beja será uma valência capaz de proporcionar conhecimento, estimular a criatividade e incentivar a investigação, sendo um polo promotor de referência, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do setor da água nacional.
A EMAS de Beja no âmbito da sua responsabilidade ambiental associou-se à campanha de sensibilização “Vamos fechar a torneira à seca".
Explorando o conceito de “tempo”, a campanha tem como objetivo promover a redução de consumos e o uso eficiente de água no contexto de seca que se vive em Portugal.
Não controlamos o tempo que faz, mas podemos controlar o que fazemos com o tempo e, juntos, mobilizarmo-nos para a urgência de fechar a torneira à seca.
A campanha “Vamos fechar a Torneira à Seca” é promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das Medidas de Combate à Seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, e conta com a parceria da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Sendo a EMAS a entidade gestora em baixa do concelho de Beja, irá disseminar junto dos seus consumidores e população em geral, informações que contribuem para a mudança de comportamentos, com o intuito de promover a defesa dos recursos naturais, com foco no uso eficiente da água.”
A Iniciativa de Participação Pública EMAS de Beja [iPP] é uma ação desenvolvida no âmbito da responsabilidade corporativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, que pretende envolver e incentivar a comunidade do concelho de Beja, a apresentar e a selecionar através de votação, projetos que contribuam para a preservação e valorização dos recursos naturais e que por consequente promovam o desenvolvimento sustentável da região.
Video
iPP Escolas
Propostas apresentadas por alunos das escolas do concelho de Beja.
iPP Desporto
Propostas apresentadas por atletas da formação (Até sub-12) de clubes e associações desportivas do concelho de Beja.
iPP Comunidade Local
Propostas definidas e apresentadas pela EMAS de Beja.
IPP COMUNIDADE LOCAL
Suspenso temporariamente.
IPP DESPORTO
Suspenso temporariamente.
IPP ESCOLAS
Suspenso temporariamente.
As propostas que cumprirem os critérios de validação, mediante análise da EMAS da EMAS de Beja, serão colocadas à votação da comunidade em geral de acordo com o regulamento da Iniciativa de Participação Pública - Desporto.
Submeter Proposta
INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO PUBLICA - COMUNIDADE
INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO PUBLICA - DESPORTO
Os resultados serão publicamente divulgados respeitando a calendarização definida no regulamento da Iniciativa de Participação Pública.
INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO PUBLICA - ESCOLAS
Os resultados serão publicamente divulgados respeitando a calendarização definida no regulamento da Iniciativa de Participação Pública.
Aceda aqui à documentação útil da Iniciativa de Participação Pública.
O Projeto Heróis da Água foi criado e desenvolvido pela EMAS de Beja, com a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Beja, em 2012, com o objetivo de promover uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável.
Assume-se como uma estratégia global de suporte a uma abordagem integrada em políticas públicas municipais para o Ambiente.
O projeto assenta em três pilares de atuação:
1. Educar para a sustentabilidade
2. Valorização dos recursos naturais
3. Promoção da participação ativa
O Projeto Heróis da Água conta já com a realização de 630 sessões presenciais, com uma média de 20 escolas que participam em cada ano letivo, com um nº médio de 2099 alunos por ano letivo.
Um trabalho de proximidade, que se iniciou em 2012 e que ao longo dos últimos 12 anos (letivos) muito tem contribuído para a valorização dos recursos naturais, em especial da água, através da promoção da participação ativa da comunidade.
A escassez de água, a problemática das alterações climáticas, a necessidade de promover uma economia circular, são temas que não podemos retirar da agenda, pela importância que representam no presente e com enorme impacto no futuro.
Neste sentido, a EMAS de Beja continuará a sua missão de contribuir para a capacitação da comunidade escolar promovendo uma mudança de comportamentos e a adoção de práticas mais sustentáveis.
A campanha de sensibilização promovida pela EMAS de Beja, irá implementar gradualmente uma série de ações, que promovam o consumo seguro e de qualidade da água da rede pública de distribuição do concelho de Beja e que simultaneamente reforcem as relações de proximidade com os consumidores.
Uma ação que visa simultaneamente contribuir para a preservação do meio ambiente, nomeadamente para a sensibilização e consciencialização da necessidade de reduzir a produção e consumo de resíduos plásticos de utilização única, como são exemplo as garrafas, dado o impacto negativo na sustentabilidade dos recursos naturais, substituindo as mesmas por garrafas de vidro, incentivando o “Reffil” com água da torneira.
CampanhaVídeo Promocional
Com o livro “A História da Água de Beja”, pretendemos mostrar que é fundamental ir ler nas experiências do passado para melhor se poder compreender o presente e escrever as linhas do texto que deverão conduzir o nosso futuro.
Este contributo da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja pretende ser, na sua essência, um legado para a construção da nossa memória coletiva, enquanto comunidade.
Aliado a este projeto foram desenvolvidos novos roteiros da água, que permitirão descobrir os caminhos, poços, fontes e chafarizes de Beja.
LivroRoteiros da Água
“À descoberta com a Francisca”+
“À descoberta com a Francisca” é o nome do novo livro digital de sensibilização ambiental da EMAS de Beja.
O projeto que é direcionado aos mais novos e visa promover através da literacia infantil o conhecimento, despertando a consciência dos leitores de palmo e meio para as questões ambientais.
Os novos tempos desafiam-nos a novas respostas e este protejo pretende ser, pelos seus conteúdos pedagógicos, uma ferramenta útil a toda a comunidade escolar.
O livro desenvolvido no âmbito do projeto Projeto Heróis da Água, promovido pela EMAS, vem reforçar o trabalho realizado ao longo dos últimos anos na área da educação e responsabilidade ambiental.
O “myAQUA” é a sua nova aplicação gratuita para telemóveis, disponibilizada pela EMAS de Beja, que permite ao cliente gerir e consultar os seus dados em qualquer altura de forma simples, rápida e cómoda.
Esta aplicação permite fazer a gestão do contrato da água, comunicar leituras, comunicar anomalias, consultar a faturação, entre outras funcionalidades, que estão acessíveis aos clientes.
Basta aceder no seu telemóvel à área das aplicações, instalar o myAQUA e fazer o seu registo.
Caso já esteja registado no balcão digital, pode entrar no myAQUA utilizando os mesmos códigos de acesso.
A aplicação está disponível para smartphones com sistema Android (versão 4.0 ou superior) e iPhone (versão iOS 7.0 ou superior).
Apple Store
A EMAS Beja em Parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto deu início a um projeto que irá permitir conhecer melhor a qualidade da Água da Chuva no Concelho de Beja, bem como o seu potencial de aproveitamento e a sua adequação ao uso. O desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento é sempre valorizável. Neste caso concreto, o estudo sobre a qualidade das águas pluviais e o seu potencial de utilização, pode traduzir-se numa mais-valia enorme quer para a empresa quer para a população em geral, no sentido em que potenciaremos a utilização de água com custos muito reduzidos e de elevada qualidade.
O projeto TeCMeM – TeCnologia de Membranas em Movimento, é destinado ao pré-tratamento das águas residuais das unidades industriais antes da sua descarga nas redes de águas residuais operadas pela EMAS de Beja.
Uma parceria efetiva entre a EMAS e o CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.
O WISDom assume como objetivo geral o apoio às entidades gestoras de serviços de água nas tomadas de decisão e a melhoria da gestão operacional dos sistemas.
Neste sentido pretende-se o desenvolvimento de novos algoritmos e modelos que permitam extrair informação relevante dos dados recolhidos, no que respeita a pressão, caudal, volume, concentração de cloro ou temperatura, com a consequente redução de perdas de água, melhoria da eficiência energética e otimização das intervenções de reabilitação.
A saúde e segurança no trabalho são componentes essenciais da responsabilidade social corporativa e um compromisso organizacional da EMAS de Beja que transcende os requisitos legais, assentes numa abordagem de melhoria contínua, que seja geradora de um ambiente de trabalho mais seguro, saudável, participativo e produtivo, centrado no capital humano.
Neste sentido foi implementado um sistema de gestão de saúde e segurança de acordo com a ISO 45001, que abrange toda a organização e instalações, sendo que para o efeito foi fundamental o contributo e compromisso significativo de todas as estruturas orgânicas da organização.
A EMAS de Beja foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano: 2023”.
Estas distinções têm por base um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e resultam do trabalho anual relacionado com o controlo da qualidade da água.
Uma distinção que nos orgulha e que nos motiva a trabalhar continuamente para prestar ao consumidor um abastecimento de elevada qualidade e segurança assim como o incremento da sua confiança no mesmo, Este é mais um marco importante num ano em que a EMAS celebra o seu vigésimo aniversário de atividade enquanto empresa municipal.
A EMAS felicita todas as demais entidades distinguidas, bem como todos os seus colaboradores pelo empenho que muito contribui para o benefício dos consumidores, assim como para a valorização do setor da água.
Entre os dias 23 e 26 de novembro de 2021, decorreu o maior e mais prestigiado Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, o ENEG 2021, organizado pela APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.
Este evento tem a periodicidade bienal, e assume-se como um contributo de excelência para o desenvolvimento do setor da água e saneamento em Portugal, através da promoção de momentos de partilha e reflexão, e que teve como temática: “Dificuldades na Gestão da Água e a Emergência Climática: mudanças necessárias”.
Nesta edição a EMAS de Beja esteve em grande destaque nos Tubos de Ouro 2021, ao receber duas Menções Honrosas, nas temáticas:
- “Melhor Comunicação do Valor da Água”, com o projeto Centro de Ciência da Água de Beja;
- “Melhor Ação de Sustentabilidade" com a estratégia O caminho da EMAS de Beja na redução da ANF - Água Não Faturada;
A EMAS de Beja classificou-se também no 3º lugar no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga PIPE CONTEST - PORTUGAL 2021.
Resultante da consolidação de uma parceria efetiva, o CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e a EMAS de Beja, receberam o reconhecimento através da atribuição de uma Menção Honrosa, pelo projeto da área da Inovação e Desenvolvimento, TeCMeM – TeCnologia de Membranas em Movimento.
Recorde-se que o projeto TeCMeM – TeCnologia de Membranas em Movimento, é destinado ao pré-tratamento das águas residuais das unidades industriais antes da sua descarga nas redes de águas residuais operadas pela EMAS de Beja.
As distinções atribuídas, pela CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Nerbe/Aebal-Associação Empresaria Do Baixo Alentejo E Litoral , visam reconhecer os projetos das Empresas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, que geram valor no ambiente e na economia, num conceito claro de economia circular.
A certificação LAC – Líder no Atendimento ao Cliente, um programa de âmbito internacional, que analisa e certifica os negócios, que estejam em conformidade com parâmetros primordiais de atendimento.
A honrosa distinção, atribuída pelo Instituto Português de Relações com o Cliente, atesta a qualidade do atendimento prestado e o total respeito pelos direitos dos consumidores.
A EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja venceu o “Grande Prémio APCE 2018 – Campanha de Responsabilidade Social Corporativa”, atribuído pela Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
O projecto de educação e sensibilização ambiental, “Heróis da Água” foi distinguido na categoria de “Campanhas Integradas”, onde estavam nomeados como finalistas projectos da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, da Galp e da Associação Mutualista Montepio.
A EMAS de Beja foi distinguida com o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano, uma distinção relativa à prestação dos serviços de abastecimento público de água. A distinção foi atribuída pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, em parceria com o jornal Água&Ambiente.
A EMAS-Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja viu distinguido o projecto “Heróis da Água”, no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2017.
A iniciativa, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), concedeu o “Tubo de Ouro” ao projecto da EMAS, na temática “Melhor acção de responsabilidade social”.
O projecto de sensibilização ambiental "Heróis da Água" recebeu a menção honrosa do prémio "GPA-EDIA: Boas Práticas em Alqueva".
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na Culturgest, em Lisboa, no âmbito da 8.ª edição do Green Project Awards, Portugal.
Esta distinção resulta da parceria estabelecida entre a EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A, com o Green Project Award e tem como objectivo reconhecer projectos que promovam o desenvolvimento sustentável na região de Alqueva.
A Certificação da Qualidade no Atendimento (LAC), atribuída pelo Instituto Português de Relações com o Cliente, vem reconhecer a excelência dos serviços prestados pela EMAS, nomeadamente no atendimento e relação com os clientes.
A distinção surge no âmbito do projecto MIES -Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social.
O projeto “Heróis da Água” foi um dos selecionados entre as mais de 400 iniciativas analisadas por vários especialistas.
Esta distinção permitiu ao projeto integrar a Rede IES e ter um reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho realizado, com oportunidades de divulgação e reconhecimento do mesmo, e ter acesso a um networking de pares de grande qualidade e diversidade.